A Gincana do Saber Municipal está com inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para a 3ª Gincana Mirim do Saber de São Lourenço, um dinâmico jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Cada escola pública e particular do município pode cadastrar, utilizando critérios próprios, uma dupla de alunos para representar a instituição. As únicas exigências são de que eles estejam matriculados no Ensino Fundamental II (6º a 9º anos) e tenham disponibilidade para estudar. Os nomes devem ser enviados no email cmsaolourenco@gmail.com. O prazo vai até o dia 01º de setembro.

A competição testa os conhecimentos dos participantes sobre a Constituição Federal de uma forma leve e descontraída, valorizando o conhecimento adquirido e o reconhecendo como o troféu mais valioso. Todas as perguntas feitas durante a Gincana do Saber são tiradas da “Constituição em Miúdos”, obra que explica sobre as leis brasileiras usando uma abordagem nada burocrática e de fácil compreensão, por meio de uma narrativa própria para a faixa etária de 11 a 14 anos. O livro, da autora Madu Macedo, foi lançado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, onde ela atua como diretora da Escola do Legislativo Rômulo Coelho, em parceria com o Senado Federal. A obra é atualizada todos os anos e está disponível na internet em formato pdf no seguinte link:

O objetivo do projeto é inserir o ensino da política e do direito constitucional no cotidiano de crianças e adolescentes, incentivando-os a se interessarem pelo assunto e formando cidadãos conscientes e participativos. Por esse motivo, os estudantes que participam da Gincana do Saber frequentam oficinas semanais coordenadas pela Escola do Legislativo de São Lourenço e por um professor (a) orientador (a), que ministra as aulas sobre a “Constituição em Miúdos”.

A Gincana do Saber ocorre em duas etapas. A primeira delas é a Municipal, em que cada escola pode indicar dois alunos, de acordo com os critérios próprios adotados, para representar a instituição. A dupla vencedora segue para a fase Regional, mas dessa vez levando o nome da cidade de São Lourenço.