Lançamento do Parlamento Jovem de São Lourenço será nesta quarta, dia 12

A Escola do Legislativo de São Lourenço vai lançar oficialmente o Parlamento Jovem de Minas 2023, cujo tema é mercado de trabalho. O evento será nesta quarta-feira (12/04), às 17h, na sede da Câmara Municipal (Alameda Dr. Gabriel Avair, 58).  A entrada é aberta à população. Para se inscrever basta comparecer e estar regularmente matriculado (a) no Ensino Médio em alguma escola da rede pública ou privada.

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, executado por mais de 150 câmaras municipais, e que desperta em estudantes do Ensino Médio a vontade de contribuir com a sociedade, por meio da participação cidadã. Em São Lourenço, eles frequentam oficinas dinâmicas semanalmente – as quais serão realizadas às quartas-feiras, das 16h15 às 17h30 – e elaboram propostas reais de mudança, que são levadas pelos próprios adolescentes aos deputados estaduais, em Belo Horizonte, e podem se tornar programas oficiais ou leis, como já aconteceu em edições anteriores. O tema “Jovem e o Mercado de Trabalho” foi escolhido pelos alunos no ano passado.

Força-tarefa

A Qualifica, o Sebrae Minas, o Grupo Unis, a Fábrica dos Sonhos, a Área das Águas (Associação de Engenheiros e Arquitetos) e a CDL/ACE assinaram um Termo de Parceria para motivar os estudantes do projeto a debaterem a inserção do jovem no mercado de trabalho. Um dos objetivos é que a constante interação entre as entidades traga discussões aprofundadas acerca dos assuntos que se desdobram sobre o tema central, como empreendedorismo, primeiro emprego, qualificação profissional, vulnerabilidade social e inclusão.

A iniciativa também busca orientar a inserção dos jovens participantes no mercado de trabalho, de acordo com suas aptidões, desejos e necessidades. .“Pelo tema já se pode depreender a importância das parcerias estabelecidas para o desenvolvimento do projeto. Estamos todos muito empolgados pelo apoio recebido, um importante estímulo para a nossa empreitada”, declarou a presidente da Escola do Legislativo da Câmara, vereadora Daniela Bacha.

Como funciona o PJ

Todas as propostas que chegam a Belo Horizonte são amplamente discutidas entre os estudantes. Inicialmente, elas são colocadas em votação na chamada Plenária Municipal. Os jovens se sentam nos lugares dos vereadores, dentro da sede da Câmara de São Lourenço. Eles avaliam cada item, debatem e fazem destaques (um comparativo às emendas).

As ideias aprovadas na fase municipal seguem para a Plenária Regional, onde centenas de estudantes do Sul de Minas se encontram para ter uma experiência legislativa ainda maior. Cada cidade leva entre três e quatro propostas, que também são debatidas. As escolhidas são, enfim, encaminhadas para a Etapa Estadual, em Belo Horizonte.

O ponto alto do PJ acontece em setembro, na capital mineira, com os estudantes ocupando as cadeiras dos deputados, em uma Plenária transmitida ao vivo pela TV ALMG que reúne adolescentes de todas as regiões do estado. É neste momento que eles definem o documento final, com as ideias mais bem votadas e aceitas pela maioria. Em Belo Horizonte, são três dias de vivência política e interpessoal.