Acessibilidade é assunto na Câmara após fala em Tribuna Livre

A Câmara recebeu Diego Martins Corrêa na Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta segunda-feira (23/04). O morador de São Lourenço falou sobre a necessidade de melhorias na acessibilidade do transporte público municipal. Ele, que tem deficiência visual, pediu que sejam disponibilizados os elevadores no ônibus e também citou a dificuldade de transitar nas calçadas. Após ouvir as demandas, os vereadores puderam se manifestar.

O presidente da Casa, William Rogério de Souza (SOLIDARIEDADE), afirmou que o Poder Legislativo estuda soluções  e que o atendimento do direito das pessoas com deficiência deve ser prioridade do Poder Público.

Diego contou algumas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia para se deslocar entre o centro e a casa dele, no bairro Santa Mônica II. Relatou que costuma esperar no ponto instalado em frente à Igreja Matriz. Segundo ele, é preciso contar com o auxílio de alguém que vai pegar o mesmo ônibus para avisar quando o veículo chegar ao destino. “No caso da pessoa cega, é necessário que o transporte público seja adaptado com sistema acessível, informando o itinerário das linhas”, destacou, sugerindo a utilização de um aplicativo que já funciona em diversas cidades.

Waldinei Alves Ferreira (PSB) afirmou que o relato das pessoas com deficiência é essencial para diagnosticar formas de melhoria na prestação do serviço público. Cristiano Valério (PSDB) falou sobre sua preocupação com as calçadas do município, que devem ser acessíveis para atender as pessoas com deficiência. Também frisou que os vereadores podem cumprir com os deveres de fiscalizar e assessorar a Prefeitura por meio de requerimentos e indicações.

Patrícia Lessa (PSB) disse ter constatado que os ônibus têm elevadores na época em que foi Secretária Municipal de Planejamento. A vereadora pediu que todos os usuários do transporte que necessitem do equipamento peçam aos motoristas e cobrem seus direitos. Segundo ela, o município deve analisar como melhorar a acessibilidade. Daniela Aparecida Amaral Bacha (PDT) elogiou o formato de exposição do cidadão e perguntou se o aplicativo mencionado por Diego anteriormente é pago. Ele disse que pode haver um investimento por parte do Poder Público para a disponibilização do sistema, mas que o acesso para os usuários deve ser gratuito.

Ricardo Luiz Nogueira (PSDB) frisou a importância de ter empatia com a causa levantada. Segundo ele, participações como as de Diego pressionam o Poder Público a formular políticas de atendimento aos direitos do cidadão. Agnelo Sebastião Lima Silveira (PP) ressaltou as dificuldades das pessoas com deficiências transitarem em algumas calçadas do município, que estão irregulares. Elton Tavares (PSD) também mencionou essa questão, em especial o trecho entre o bairro Porta do Céu e Santa Mônica.