Comissão de Educação da Câmara promove reunião sobre possível retorno às aulas

A Câmara Municipal promoveu uma reunião na tarde desta terça-feira (13/07) sobre a possibilidade do retorno às aulas presenciais com representantes do Poder Executivo e do Conselho Municipal de Educação, além diretores e professores de escolas públicas e particulares e membros do movimento “Escolas Abertas”,  formado em sua maioria por pais de alunos. Todos puderam se pronunciar.

O evento foi organizado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara e conduzido pela presidente da pasta, vereadora Daniela Bacha (AVANTE). Durante o encontro, que durou mais de duas horas, cada setor apresentou suas considerações e posicionamento em relação ao retorno às aulas, que já foi autorizado pelo Plano Minas Consciente em sistema híbrido para as regiões que estão na Onda Vermelha.

Pais de estudantes frisaram que a falta das aulas presenciais tem afetado a saúde emocional de crianças e adolescentes.  Os professores ressaltaram a necessidade da imunização completa, ou seja, do recebimento da segunda dose da vacina, previsto para acontecer em setembro.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que as idéias e propostas apresentadas serão consideradas para integrar o Protocolo Municipal Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presencial (Híbrido), que aborda, entre outras coisas, o distanciamento entre alunos, uso de equipamentos de proteção, limite de ocupação dos locais e vacinação para os profissionais.

Compuseram a mesa de discussões o presidente da Câmara de São Lourenço,  Ricardo Luiz Nogueira; a presidente da Comissão de Educação, Daniela Bacha, e o membro da pasta, João Bosco de Carvalho;  a secretária Municipal de Educação, Mariane Papine, juntamente das técnicas Rosemare Forasteiro, diretora de Desenvolvimento Pedagógico, e Helena Ferraz, gerente de Educação Inclusiva; o secretário de Governo, Eduardo Rodrigues, que representou o prefeito Lessa; e o médico da epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo Morais. A vereadora Marisol Gomes também esteve presente. Os demais participantes se sentaram no local reservado ao público.