Força-tarefa contra a dengue: Câmara debate adequação da reciclagem para prevenção à doença

A Câmara Municipal de São Lourenço se reuniu na tarde desta quinta-feira (11/04) com a Vigilância Sanitária e os setores de fiscalização de da Prefeitura para debater sobre as notificações a empresas que trabalham com reciclagem e não estão adequadas ao combate à dengue. Participaram do encontro os vereadores William Rogério de Souza (SOLIDARIEDADE), presidente da Casa Legislativa, Cristiano Valério (PSDB), Daniela Aparecida Amaral Bacha (PDT), Marisol Gomes (PRTB), Rodrigo Martins de Carvalho (PSD), Waldinei Alves Ferreira (PSB).

Os vereadores citaram a importância do trabalho social, econômico e ambiental do setor de reciclagem, mas destacaram que neste momento o combate à dengue é urgente e que é um dever de todos tomar os cuidados necessários para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti. Segundo a Fiscalização de Posturas, uma mesma empresa já foi notificada duas vezes por falta de área coberta para os materiais coletados e desorganização na disposição dos mesmos.

Outro assunto abordado foi a notificação de quem faz descarte irregular de resíduos em lotes vagos, vias públicas ou demais locais da cidade, o que pode aumentar significativamente o número de focos do mosquito e dificultar a fiscalização.

Ainda foi levantada a necessidade de atualizar a legislação para que as notificações se tornem mais efetivas e os as empresas de reciclagem funcionem com as devidas adequações, auxiliando, inclusive, no combate à doença. Os estudos já se iniciaram e outra reunião foi marcada para estabelecer as diretrizes do novo texto.

Participaram da reunião, além dos vereadores, a Gerente de Vigilância Sanitária, Liliane Marinho Ottoni Costa; a Gerente de Fiscalização de Posturas, Tatiane Pinto Paulino; o Gerente de Fiscalização de Obras, Edson Vitorino Nunes; a Diretora de Fiscalização e Regulação Urbana, Lucia Helena Andrade de Souza.