Parlamento Jovem de Minas é lançado em São Lourenço

O Parlamento Jovem de Minas 2023 começou oficialmente em São Lourenco. A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, fez o lançamento do projeto nesta quarta-feira (12/04), reunindo cerca de quarenta estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade, que vão debater sobre o mercado de trabalho e enviar suas propostas de melhoria em relação aos assuntos que cercam o tema aos deputados estaduais, em Belo Horizonte.

Este ano a Câmara conta com sete parceiros. A CDL e a ACE vão ofertar oficinas de educação financeira e trajetória empresarial. O Grupo Unis irá falar de qualificação profissional, com a disponibilização de um teste vocacional online, cujos resultados definirão as permissões para que os estudantes assistam aulas do Ensino Superior como ouvintes. O SEBRAE e a Fábrica dos Sonhos promoverão atividades de desenvolvimento pessoal e preparo para o mercado de trabalho. A Qualifica (Jovem Aprendiz) deu 40 bolsas de estudo para cursos profissionalizantes aos participantes do projeto.  A AREA das Águas abordará os diferentes setores da Engenharia e a sua contribuição para o desenvolvimento regional, com a participação de vários profissionais. A Prefeitura de São Lourenço também esteve presente, representada pelo secretário de Governo, Eduardo Rodrigues. Ele afirmou que o Poder Executivo dá total apoio ao PJ. Vereadores e a presidente da Escola do Legislativo de Pouso Alto também compareceram.

A constante interação entre as instituições trará discussões aprofundadas sobre assuntos que se desdobram sobre o tema central do projeto, como empreendedorismo, primeiro emprego, qualificação profissional, vulnerabilidade social e inclusão. A iniciativa também busca orientar a inserção dos jovens participantes no mercado de trabalho, de acordo com suas aptidões, desejos e necessidades. As oficinas serão às quartas-feiras, das 16h15 às 17h30 na sede da Câmara Municipal de São Lourenço. Na primeira delas, no dia 19 de abril, a Escola do Legislativo enviará aos responsáveis a autorização do termo de participação do menor, efetuando, assim, todas as inscrições.

O presidente da Câmara de São Lourenço, Rodrigo Martins de Carvalho, destacou que as parcerias contribuem para uma sociedade melhor, a partir do momento que facilitam o acesso do jovem ao mercado de trabalho e que incentivam o diálogo para a construção coletiva de um panorama com maiores oportunidades. A presidente da Escola do Legislativo, Daniela Bacha, reforçou a força transformadora que o projeto tem, já que dá voz aos jovens do estado todo e os coloca em uma posição de protagonismo.

Carla Forastieri de Matos e João Vitor da Silva Carlos, estudantes do Ensino Médio das Escolas Estaduais Humberto Sanches e Túlio Bento, respectivamente, participaram do Parlamento Jovem em 2022 e ressaltaram a importância que o projeto teve em suas vidas durante o lançamento desta edição. Ambos foram a Belo Horizonte representar São Lourenço na Plenária Estadual, quando se discutiu “saúde mental”.

Em seu discurso, Clara declarou: “Ao longo do tempo em que o projeto foi se desenvolvendo, nós aprendemos várias coisas como: o que um vereador faz e como ele trabalha, as atribuições do cargo do prefeito e como funcionam os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, entre várias outras coisas que eu não tinha conhecimento. Depois de aprender muito e falar sobre assuntos necessários, eu entendi como a política é essencial no Brasil”.

João Vitor disse que este ano continuará no PJ pela Escola Estadual Professor Mário Junqueira Ferraz e citou as oficinas que mais o impactaram no ano passado com diversos profissionais sobre redes sociais, assistência social e importância da natureza na saúde mental. “Foi uma experiência incrível. Eu conheci muitas pessoas novas e aprendi sobre as leis”, frisou.

Como funciona o PJ

Todas as propostas que chegam a Belo Horizonte são amplamente discutidas entre os estudantes. Inicialmente, elas são colocadas em votação na chamada Plenária Municipal. Os jovens se sentam nos lugares dos vereadores, dentro da sede da Câmara de São Lourenço. Eles avaliam cada item, debatem e fazem destaques (um comparativo às emendas).

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, executado por mais de 150 câmaras municipais, e que desperta em estudantes do Ensino Médio a vontade de contribuir com a sociedade, por meio da participação cidadã. Em São Lourenço, eles frequentam oficinas dinâmicas semanalmente e elaboram propostas reais de mudança, que são levadas pelos próprios adolescentes aos deputados estaduais, em Belo Horizonte, e podem se tornar programas oficiais ou leis, como já aconteceu em edições anteriores. O tema “Jovem e o Mercado de Trabalho” foi escolhido pelos alunos no ano passado.

As ideias aprovadas na fase municipal seguem para a Plenária Regional, onde centenas de estudantes do Sul de Minas se encontram para ter uma experiência legislativa ainda maior. Cada cidade leva entre três e quatro propostas, que também são debatidas. As escolhidas são, enfim, encaminhadas para a Etapa Estadual, em Belo Horizonte.

O ponto alto do PJ acontece em setembro, na capital mineira, com os estudantes ocupando as cadeiras dos deputados, em uma Plenária transmitida ao vivo pela TV ALMG que reúne adolescentes de todas as regiões do estado. É neste momento que eles definem o documento final, com as ideias mais bem votadas e aceitas pela maioria. Em Belo Horizonte, são três dias de vivência política e interpessoal.